quarta-feira, 28 de abril de 2010

COLÉGIO ADVENTISTA DE GUARULHOS | Muitos alunos falam

O Colégio Adventista de Guarulhos foi o terceiro a ser visitado por nós. E, até agora, um dos que mais alunos quiseram falar à nossa equipe, para gravar depoimentos. Não é para menos: na própria escola, eles já treinam ficar diante das câmeras. A orientadora educacional, Rúbia Salheb, gravou vídeos com alunos no estilo do programa televisivo "O Aprendiz", justamente focando escolha de carreiras (que podem ser postados aqui pela escola!).

Há 3 anos sendo utilizada no colégio, a metodologia OPEE tem inspirado estudantes "sedentos por orientação profissional", nas palavras da própria educadora. Alunos que adquirem mais maturidade nas suas ações, segundo ela.

Em 2007, a escola fez um exercício inusitado com um grupo de estudantes: plantaou-se uma árvore e enterrou-se uma cápsula do tempo com pedidos que serão abertos em 2012, para se conferirem os resultados.

Abaixo, os vários alunos que quiserem falar conosco e a orientadora dizem o que pensam da metodologia e de como ela é utilizada.

Na foto acima, um momento especial que acompanhamos na visita. Na aula de ciências, os alunos fazem experiência sobre o DNA do morango, em um dos laboratórios da escola.

(texto, fotos e vídeos: Marcos Brogna, jornalista da OPEE)


terça-feira, 27 de abril de 2010

EXTERNATO, Pindamonhangaba | Grande diferencial para escola, alunos e pais

O segundo dia de viagem é bem mais longo, rumo a Pindamonhangaba, no interior do Estado. Lá, encontramos grandes iniciativas desenvolvidas com a metodologia OPEE. A escola, o Externato São José, tem 86 anos de vida e nele estudou o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que nasceu na cidade.

A escolha da OPEE tem uma justificativa interessante por parte da escola: não querer formar um aluno apenas para o vestibular, mas para a vida. Porque, depois do vestibular, vem o mais difícil: se formar numa boa faculdade e atuar como profissional, disputando um lugar ao sol no acirrado mercado de trabalho.

As atividades envolvem também as famílias dos alunos e o gestor pedagógico do Ensino Médio crava: "Para os pais, a OPEE é um apoio interessante a ideia de que o filho tem conversado na escola coisas importantes para sua vida, para além da disciplina".

Na foto, Silvana Pepe, nossa coordenadora pedagógica, conversa, com uma das classes que trabalham com a metodologia OPEE.

Abaixo, com a palavra, alunos e educadores.

(texto, fotos e vídeos: Marcos Brogna, jornalista da OPEE)


segunda-feira, 26 de abril de 2010

COLÉGIO HORIZONTES/UIRAPURU | Ó início da jornada

Começamos nossa jornada pela escola Horizontes/Uirapuru, de São Paulo. Ela utiliza a metodologia OPEE há mais de quatro anos, com bons resultados. A diretora do colégio, Gabriela Martins, que também ministra aulas de OPEE, justifica por que abraçou a ideia: "Hoje, a gama de escolhas profissionais é maior que antes, há uma diversificação de áreas e o mercado exige mais dos jovens".

Na Horizontes/Uirapuru, Celi Piernikars é a mediadora da metodologia e conta algumas iniciativas, como a árvore genealógica de profissões, em que os alunos voltam no tempo para conhecer como trabalharam seus antepassados. Outro projeto de destaque foi a apresentação de um trabalho dos alunos para adultos convidados, sobre qualidade emocional, reforçando a necessidade do autoconhecimento e da autoestima na preparação para a escolha da profissão.

Na foto, alunos participam de dinâmica em sala de aula, observados pela professora Gabriela (de roupa verde). Abaixo, a educadora Celi e alunos falam sobre como fazem da OPEE um caminho para o sucesso.

(texto, fotos e vídeos: Marcos Brogna, jornalista da OPEE)


domingo, 4 de abril de 2010

Apertem os cintos rumo à educação empreendedora

Aqui nasce um blog a ser feito por muitas mãos empreendedoras e firmes na tarefa de bem educar, unindo às salas de aula a oportunidade de os jovens criarem seus projetos de vida, com briho nos olhos.

Eu, Marcos Brogna, jornalista da equipe de Leo Fraiman, e Silvana Pepe, pedagoga com grande experiência na área educacional e coordenadora pedagógica do time, iniciamos uma viagem por mais de 50 escolas do Brasil que trabalham com a metodologia OPEE (Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo), um programa multimídia com surpreendentes resultados na escolha de vida dos alunos.

Faremos aqui, eu e Silvana, um "diário de bordo" da educação empreendedora, listando iniciativas vistas nas escolas por que passamos. Mas não seremos apenas nós os autores desse blog. As próprias escolas poderão fazer suas postagens, mostrando a todas as outras e a quem mais acessar esse espaço seus trabalhos, seus resultados, seu pioneirismo.

A todos que estiverem a bordo e aos que se juntarem ao longo da jornada, uma ótima viagem. Por um país melhor, com gente realizada naquilo que faz, que produz, que cria, nas tantas horas dedicadas ao trabalho e à construção de uma nação de verdade.

Na foto, eu e Silvana em aeroportos, aviões, carros alugados e todo o tipo de transporte que nos leve às experiências mais incríveis com educação de qualidade, nas tantas viagens pelo belo Estado de São Paulo.