quarta-feira, 30 de junho de 2010

COLÉGIO OFÉLIA FONSECA | Um debate interesante sobre a felicidade

No Colégio Ofélia Fonseca, nos deparamos com mais uma novidade nas muitas que temos, eu e Silvana, assessora pedagógica da OPEE, encontrado nas visitas que temos feito por todo o Brasil. Lá, alunos e professor se dispõem a um debate em sala de aula. E começamos por um tema complexo e importante: o que é felicidade para cada ser humano?

O senso crítico aparece logo de início, quando o próprio livro da OPEE é alvo de observações complementares, que esquentam o debate. E assim a classe vai chegando a conceitos diversos (afinal, os seres humanos são diferentes e daí se dá a magia da vida) e aos sonhos para o projeto de vida, o que buscam trilhar no caminho das profissões para que, também através dela, cheguem à verdadeira felicidade.

Saímos de lá certamente muito mais abastecidos de informações do que quando entramos.

Texto e vídeo: Marcos Brogna, jornalista OPEE

segunda-feira, 28 de junho de 2010

COLÉGIO OBJETIVO DE BOITUVA | Pais, escola e jovens construindo o futuro

É preciso acordar bem cedo em plena segunda-feira, antes mesmo do amanhecer. Destino: Boituva, pouco mais de cem quilômetros de São Paulo. A visita é no Colégio Objetivo, onde falaremos com professores, diretora, pais e alunos sobre como é a aplicação da orientação profissional, que está na grade curricular da escola, nas salas de aula.

Desta vez, vou com Mariana Fancio Gonçalo, psicóloga e companheiríssima de trabalho na Clínica Fraiman. Ela fará o acompanhamento do conteúdo OPEE que é ministrado na escola; eu, vídeos e todas as demais coletas de material de reportagem para este blog e outras mídias.

Fomos muito bem recebidos, inclusive tendo a oportunidade de bater papo com todas as classes que trabalham com os livros e o material multimídia do professor Leo Fraiman. Encantamo-nos ao ver alunos vinculando seus sonhos profissionais com o ideal de um mundo melhor, mães acompanhando de perto a evolução dos filhos na construção do projeto de vida, professores e escola com vontade de ensinar não apenas para o vestibular, mas para a vida.

Um dos alunos, ao ser entrevistado, crava sem titubear: quer ser engenheiro autmobilístico para desenvover um carro menos poluente e, assim, melhorar a qualidade de vida no mundo, fazendo sua parte no desafio de vencer o aquecimento global. Uma aluna diz que quer ser médica para salvar vidas, independente da hora em que tiver de fazer isso.

Ficamos a manhã toda na escola e chegamos em cima da hora para o jogo do Brasil, com Sampa congestionada nas ruas e deserta nas calçadas. Mas, com um sentimento de "valeu a pena". Muito!

Abaixo, belíssimos depoimentos no vídeo.

Nas fotos da postagem, a diretora Maria das Graças e a professora Débora na primeira, Mariana na segunda e um mural de profissões numa das classes, na terceira

(texto, fotos e vídeos: Marcos Brogna, jornalista da OPEE)


quarta-feira, 16 de junho de 2010

OBJETIVO DE SANTA FÉ DO SUL | Brilho nos olhos de pai, alunos, professores e diretora

Um voo até Araçatuba, um carro alugado que nos esperava ao chegarmos ao aeroporto de lá quando já era mais de meia-noite, algumas horas de sono e, logo cedo, estrada até Santa Fé do Sul. É uma cidade de 40 mil habitantes muito bonita, bem cuidada, com ares de excelente anfitriã tanto para uma paulistana da gema como a educadora Silvana Pepe, como para um ex-interiorano hoje "apaulistanado", eu.

Em Santa Fé, visitamos o Colégio Objetivo e, pela primeira vez, conseguimos entrevistar um pai de aluno que, coincidentemente, é também professor universitário. Ele não só nos falou um pouco da experiência nas salas de aula, onde encontra alunos carentes de projeto de vida, como também do apoio que dá ao filho Arthur na escolha da profissão. Arthur estuda no Objetivo, tem aulas de orientação profissional e os bons resultados são sentidos.

Ficamos horas na escola. Falamos com o pai, com alunos, com a professora, com a coordenadora e com a diretora. Vimos brilho nos olhos de todos, em depoimentos muito interessantes. Ao sairmos, mais surpresas boas: deparamos com um professor fazendo provas de dois vestidos em alunas, um estilo noiva com papel reciclado, outro com filmes de raio-X, ambos para um desfile que seria realizado no dia seguinte pelo município, que ganhou um selo verde pelo cuidado com o meio ambiente.

E por falar em meio ambiente, eu e Silvana cruzamos um Rio Tietê bem diferente do visto em São Paulo, no caminho entre Araçatuba e Santa Fé, que está nas fotos acima. Abaixo, o vídeo.

Nas fotos horizontais, de cima para baixo, reuniões com alunos na primeira; com professora, coordenadora e diretora na segunda; o Rio Tietê cristalino, no caminho, na terceira; e na vertical, o professor Silvestre Fernandes dos Santos Neto mostrando seus talentos em moda com as alunas Maria Eduarda e Vitória. Para ver as imagens maiores, clique nas fotos.

(texto, fotos e vídeos: Marcos Brogna, jornalista da OPEE)

COLÉGIO SALESIANO SÃO JOSÉ, EM CAMPINAS | Tranquilidade na escolha do futuro sustentável

Tanquilidade, segurança, mais conhecimento. Palavras que passaram a fazer parte do dia a dia dos estudantes do Colégio Salesiano São José, em Campinas, após a adoção da Metodologia OPEE. É o que nos conta orientadora educacional da instituição, Alessandra Cristina Queiroz de Campos, que nos recebe para uma visita em que conversamos também com alunos.

Entre quem já sabe o que vai prestar no vestibular e quem ainda não se decidiu, há uma certeza: as aulas de orientação profissional tem ajudado os estudantes, de alguma forma, a encontrar o caminho que leva a um futuro mais sustentável. E, para a escola, é um indiscutível diferencial na formação de jovens para a vida.


segunda-feira, 14 de junho de 2010

COLÉGIO ADVENTISTA ELLEN WHITE | A descoberta do "eu" e da profissão

A visita no Colégio Adventista Ellen White, numa manhã fria, foi aquecida por um pátio tomado de alunos para nos receber. Silvana Pepe, nossa coordenadora pedagógica, logo tratou de explicar sobre nossa estada ali e já convidou alunos aos depoimentos para este blog. E, então, fomos até uma "mesa redonda" de debates sobre projetos de vida, sonhos, conquistas.

Os alunos descreveram como se descobriram a partir do momento em que os livros da OPEE começaram a ser usados na escola. E contaram como isso foi importante não apenas no processo de escolha do que fazer na faculdade, mas principalmente para ter mais consciência sobre o sentido da vida e da felicidade.

No vídeo abaixo, os relatos.

Texto e fotos: Marcos Brogna, jornalista OPEE


quinta-feira, 10 de junho de 2010

COLÉGIO SUÍÇO-BRASILEIRO | Altos índices de certeza na escolha da profissão

Um número expressivo. Foi o que encontramos no Colégio Suíço Brasileiro, que visitei com a gestora de conteúdo da OPEE, Mariana Fancio Gonçalo. Por lá, o índice de certeza sobre a profissão a se escolher no final do Ensino Médio passa dos 90%. E o professor Américo Xavier, que ministra o curso de orientação profissional, atribui à OPEE parte desse sucesso.

Mas, para o colégio isso não basta. Américo crava: querem ir além disso. Sobre a forma como esse trabalho é desenvolvido, alunos e o professor conversam conosco após acompanharmos parte da aula de Américo e das discussões com os estudantes sobre as profissões, escolha, futuro, sucesso e felicidade.

texto e vídeo: Marcos Brogna, jornalista OPEE


terça-feira, 1 de junho de 2010

COLÉGIO DOZE DE OUTUBRO | Alunos descobrem o poder de decidir sobre o próprio futuro

É fato que os pais querem sempre o bem dos filhos e muitas vezes desejam profissões para eles. Mas ninguém melhor que os estudantes para escolher sobre seu próprio futuro, sobre a profissão que deverão desempenhar por um bom tempo ou quem sabe por toda a vida. Essa consciência tem sido despertada pela utilização da OPEE no Colégio Doze de Outubro, em São Paulo, visitado pela equipe pedagógica e de comunicação da metodologia.

Acompanhamos uma aula no anfiteatro da escola e falamos com alunos, com a coordenadora pedagógica e as experiências relatadas são das melhores. Após o uso dos livros, do portal da OPEE e com a dinâmica das aulas do professor Tiago Tomborini, houve ganho para todos: alunos mais conscientes sobre o que quer do futuro e escola oferecendo um melhor caminho na formação não apenas de alunos preparados para o vestibular, mas mais preparados para a vida.