quinta-feira, 27 de outubro de 2011

OPEE participa de evento que reuniu 3 mil pessoas em Florianópolis

A OPEE participou ontem do Educasul 2011 - professores em ação, conhecimento em foco. O evento aconteceu em Florianópolis, entre os dias 24 e 26 de outubro. Leo Fraiman, autor da Metodologia OPEE, palestrou para 3 mil pessoas, abordando o tema Liderança e Empreendedorismo na Educação.

Temas como identidade docente em construção, didática e trabalho docente, a ciência do cérebro e a educação escolar, inclusão como direito social, diversidade cultural no cotidiano escolar e professores e bebês: caminhos metodológicos, foram discutidos.

Entre os objetivos do evento, está "Promover encontro entre gestores de escolas, alunos, professores, escolas, pais e autoridades para a compreensão da necessidade da educação e do conhecimento para o exercício da plena cidadania com a participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais."

Para saber mais, CLIQUE AQUI e veja o site do Educasul.

Nas páginas do Facebook da OPEE (MetodologiaOPEE) e do professor Leo Fraiman (LeoFraiman), há galeria de fotos da participação da OPEE.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

BATISTA DA PENHA | Feira de empreendedorismo solidário e bons resultados

Uma feira unindo empreendedorismo e solidariedade. E bons resultados tanto com alunos do Ensino Fundamental quando do Médio. São frutos da orientação profissional desenvolvida no Colégio Batista da Penha, que utiliza a Metodologia OPEE.

Estivemos na instituição para uma palestra feita a alunos do Fundamental focando valores essenciais do homem contemporâneo, tanto na esfera pessoal quanto na profissional, e houve excelente interação com estudantes e professores.

Após a palestra, conversamos com alguns alunos, não apenas os que assistiram à apresentação como três que estão no Ensino Médio, além de educadores. Abaixo, o vídeo com seus depoimentos.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

SÃO JOSÉ | Grandes projetos de vida em construção

No Centro de Ensino São José, em São Paulo, fizemos duas palestras com grande receptividade por parte dos alunos do Ensino Médio. Na primeira, falamos para estudantes do 1º ano e, na segunda, para 2º e 3º.

Em ambas, os valores fundamentais ao homem contemporâneo, tanto do ponto de vista humanístico quanto profissional, foram a tônica do bate-papo. Em seguida, gravamos com alunos e uma professora que não trabalha diretamente com OPEE em salas de aula, mas sente os reflexos positivos na sua disciplina.

O professor Ian é quem ministra as aulas de OPEE e ele não pode ficar para a gravação após as palestras. Mas, conversou conosco durante o trabalho e nos relatou ótimos resultados com a OPEE no colégio.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

MATESE MAGISTER | Uma ótima interação com alunos do Fundamental

No Colégio Matese Magister, em São Paulo, tivemos uma excelente interação com alunos do Ensino Fundamental, para quem palestramos sobre valores essenciais ao homem contemporâneo, com grande participação dos estudantes.

Depois da conversa, fizemos uma rodada de gravações com todos na sala, sobre o que cada um já planeja para sua vida e por quê. O resultado foi uma demonstração de maturidade na preocupação com o futuro.

Abaixo, o vídeo que gravamos com alunos e educadores.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

SÃO MIGUEL ARCANJO | Inspirando cooperação em salas de aula

No Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo, localizado em São Paulo, conversamos com a coordenadora educacional e ela nos contou como tem sido a experiência com a adoção da Metodologia OPEE entre os alunos. A educadora ressaltou a aprovação dos estudantes e das famílias.

Também entrevistamos um ex-aluno da escola que utilizou os livros da OPEE e hoje trabalha no colégio. Ele relatou como venceu desafios como a timidez para conquistar vitórias importantes. E mais: a prática da cooperação entre os colegas de classe.

Veja no vídeo abaixo.

OBJETIVO COSMÓPOLIS | Altos papos sobre valores e futuro

Chegamos a Cosmópolis, região de Campinas (interior de São Paulo), para uma gostosa conversa com alunos do Ensino Médio, no Colégio Objetivo. Sala lotada, olhos atentos e ótimas interações sobre projeto de vida e valores essenciais do homem contemporâneo.

Nossa fala levou mais de uma hora e, ao final, um grupo grande de garotas que aceitaram falar para o blog fez uma "mesa redonda" para revelar o que planejam para o futuro e o que pensam dos desafios atuais.

Abaixo, nosso bate-papo.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

QUINTAL MÁGICO | Projetos de vida desde cedo

A cada sala em que entrávamos, uma diversão empreendedora. Crianças, com sua pureza encantadora, nos contavam como encontram nos livros da OPEE inspiração para sonhar e criar, com os pés no chão, seus projetos de vida. Sim, desde cedo, e num processo muito prazeroso.

Assim foi nossa visita na Escola Quintal Mágico, em São Paulo. Ali, falamos com alunos do Ensino Fundamental, que utilizam nossos livros, e também com professores, coordenadora e diretora da escola. Nos depoimentos, uma prova de que projeto de vida se faz desde cedo.

CASTRO ALVES | Auditório lotado e muita interação

Um auditório grande e lotado de alunos e professores para uma palestra sobre valores essenciais ao homem contemporâneo, como saber escolher, ser proativo, não ter preconceitos, estar antenado com as novas tecnologias, ter bom humor e começar em si mesmo as mudanças que quer para o mundo. Assim foi nossa visita no Colégio Castro Alves, em São Paulo.

A palestra teve mais de uma hora de duração com muita participação dos estudantes. Depois, gravamos um vídeo com um grupo de alunos que concordou em falar para este blog, além de depoimentos que colhemos de educadores.

Veja abaixo o vídeo que fizemos no Castro Alves.


CAMINHANDO | Um bate-papo especial

Um bate-papo muito gostoso com alunos marcou nossa visita no Colégio Caminhando, em São Paulo. A escola optou por um encontro informal, para tirar dúvidas e ouvir sugestões dos estudantes, e os resultados foram ótimos.

Diante de educadores muito empenhados e simpáticos, encontramos os mais diversos tipos de projetos de vida em construção no Caminhando, desde o desejo de trilhar pela engenharia como pelas artes cênicas, tendo todos alicerçados uma formação humana, sólida e de valores.

Abaixo, o vídeo que fizemos na escola, parceira da OPEE.


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

PERCHES, LIMEIRA | Exemplo de excelência na educação

Sacolas ecológicas ficam em todas as classes e um representante de cada sala leva os papéis descartados (que são colocados nela) até um contêiner para destinar tudo à reciclagem. O sinal entre as aulas são agradáveis músicas e a disciplina pelos corredores e salas é impecável. O ambiente é arejado, limpo, iluminado e agradável. Uma das práticas que tem total adesão dos alunos são 15 minutos de leitura ao longo do dia, em que toda a escola para para ler e a biblioteca empresta mais de 150 livros por semana aos estudantes. Tudo inspira cidadania.

Estamos falando de uma boa escola particular, certo? Errado. Trata-se de uma escola pública, exemplo de educação de qualidade e que utiliza a Metodologia OPEE em Limeira, interior de São Paulo. O colégio Antonio Perches Lordello, estadual e que conta com Orientação Profissional graças a uma parceria com a Prefeitura da cidade, nos recebeu para uma palestra que ministramos a 120 alunos do Ensino Médio. Um momento muito especial e de total sintonia sobre valores fundamentais ao homem contemporâneo.

Saímos dali com uma certeza: acima de qualquer dificuldade, a educação é uma questão de vontade.

Abaixo, o depoimento de alunos, educadores e o secretário de Educação do município, Antonio Montesano Neto. O prefeito da cidade, Silvio Felix, é o idealizador da adoção da OPEE em Limeira.


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

COLÉGIO MESTRE, SÃO SEBASTIÃO | Palestras, valores e ótimas interações

No belo litoral norte de São Paulo, na cidade de São Sebastião, o Colégio Mestre é mais um a utilizar a Metodologia OPEE para os ensinos Fundamental e Médio. E lá estivemos para três palestras com alunos.

Falamos com duas turmas do Fundamental e uma do Médio, com ótimas interações com os estudantes em reflexões sobre os valores fundamentais ao homem contemporâneo.

Após as palestras, coletamos alguns depoimentos sobre a construção de projetos de vida, os valores focados na palestra e os resultados da utilização da OPEE, tanto com alunos quanto com a mediadora da disciplina.